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A título de curiosidade:Quem é Dermeval Saviani?


Dermeval Saviani: vida e obra
Nasceu em Santo Antônio de Posse –SP, em 03/02/44 (de direito, pois de fato nasceu em 25/12/43).Filho de trabalhadores e neto de imigrantes italianos.Concluiu o curso primário,em 1954,em Săo Paulo e em 1959,o curso ginasial no Seminário Nossa Senhora da Conceiçăo,em Cuiabá.Estudou no Seminário maior de Aparecida,em SP,onde concluiu em 1962 o Curso Colegial.Nesta época, devido à renúncia de Jânio Quadros em 1961 e com a mudança da forma de governo(de parlamentarismo para presidencialismo) ocorreram várias mudanças na sociedade que influenciaram também a Igreja,que neste contexto estava preocupada com a transformaçăo da estrutura social.Era o período da Igreja Popular, que buscava a aproximaçăo do povo com a religiăo.Saviani fez parte do movimento JOC ­juventude Operária Católica se envolvendo com todas essas transformaçőes que estavam acontecendo.Continuou os estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia,Cięncias e Letras de Săo Bento da PUC/SP,que era um reduto de estudantes burgueses.Trabalhava,nesta época,no Banco Bandeirantes e concluiu seu curso de Filosofia,em 1966,tendo vivenciado profundas mudanças na sociedade, causadas pelo Golpe Militar em 1964.Deixou o Banco e foi lecionar Filosofia em escola pública.Por volta de 1966 passou a trabalhar em um órgăo da Secretaria de Educaçăo de Săo Paulo.Em 1967 atuou como professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP e ajudou a criar os Cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educaçăo nessa Instituiçăo.Em 1970 foi lecionar na recém criada Universidade Federal de Săo Carlos onde ajudou a implantar,em 1976 o Mestrado em Educaçăo,em convênio com a Fundaçăo Carlos Chagas.Concluiu em 1971 o Doutorado,na área de Ciências Humanas:Filosofia da Educaçăo,na Faculdade de Filosofia CiÊncias e Letras de Săo Bento,da PUC/SP.Em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a criar o Doutorado em Educaçăo nesta instituiçăo.Em 1979 ajudou a criar a ANDE – Associaçăo Nacional de Educaçăo.Foi o fundador da ANPED e do CEDES. Em 1986 concluiu a Livre Docência na área de Ciências Humanas:História da Educaçăo na Faculdade de Educaçăo da UNICAMP.Em 1988 participou da elaboraçăo de um anteprojeto da LDB ­ Lei de Diretrizes e Bases da Educaçăo. Em 1988 coordenou o programa de pós­graduaçăo da UNICAMP.
Já participou de cerca de 80 bancas de Mestrado e Doutorado e teve mais de 60 orientandos,que defenderam teses de Mestrado e Doutorado.Atualmente é professor na UNICAMP e também está envolvido com diversos projetos educacionais e de pesquisa. Em seu trajeto estudantil passou por mudanças que transitaram da iniciaçăo educacional em seminários ŕ rebeldia acadêmica,durante a formaçăo superior e mesmo assim, Saviani năo vê contradiçőes entre esses dois momentos que possam interferir negativamente em sua formaçăo e em sua obra, e sobre isso assim se expressa:"Na verdade, as condiçőes sociais econômicas e culturais pelas quais passei em minha infância e adolescência integram o processo que me permitiu o meu amadurecimento social,político e intelectual,traduzido numa percepçăo crítica da situaçăo de meu país e na conseqüente exigência de exprimir teoricamente a compreensăo atingida e atuar como educador,em consonância com a teoria que venho construindo".Dermeval Saviani sempre defendeu de forma sistemática e intransigente a escola pública e preocupou-se com o alcance político da açăo pedagógica enquanto estratégia de construçăo da contra­ideologia,sem,no entanto confundir esta açăo com uma açăo propriamente política.Sua atividade intelectual, sempre a serviço da contra ideologia, destina­sse a explicitar valores necessários à libertaçăo dos oprimidos. Esse caráter de solidária militância é um traço fundamental que marca sua obra.Os acontecimentos políticos e os eventos históricos que constituem a história da sociedade brasileira e que direta ou indiretamente marcaram a educaçăo nacional sempre estiveram presentes no pensamento de Saviani,que em todas as obras preocupou­se em analisar a prática educacional inserida num processo político­-social, mas sempre com uma visăo de organicidade do pensar sobre a açăo e sob uma perspectiva de globalidade.Outra peculiaridade da obra de Saviani é a sua produçăo escrita que tem como característica grande quantidade de textos elaborados com um objetivo pedagógico, enquanto resposta à sua atuaçăo como professor em sala de aula e sua interaçăo com os alunos.A elaboraçăo destes textos pedagógicos com objetivo de responder a uma situaçăo específica dos problemas da educaçăo brasileira, cujos conteúdos,por tratar de questőes fundamentais da educaçăo,suscitou condiçőes de criaçăo de uma obra que transcende os limites críticos da realidade.


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